Que tal então mesclar vídeos diferentes, remover o som original e adicionar uma música de sua preferencia, adicionar efeitos tipo cartoon, deixar em preto e branco, trêmulo ou com cores invertidas?
Pois saiba que tudo isso é bem simples com o uso do OpenShot, um execelente programa para edição de vídeos que apresenta todos os recursos acima citados e bem mais.
Para além, o OpenShot apresenta uma incrível facilidade de uso. De fato, a coisa é tão simples e intuitiva que teremos pronto para ser enviado para serviços como Vimeo ou YouTube, em poucos minutos, um vídeo com efeitos de transição, áudio e tudo mais.
A janela do Openshot se divide em três partes: na superior esquerda podemos selecionar os arquivos a serem inclusos na compilação final (vídeos, imagens, sons, etc), na parte superior direita temos a área de visualização com os controles de navegação e na parte inferior temos a linha do tempo e as faixas para inclusão dos elementos.
As principais funções do programa funcionam na base do drag and drop, bastando selecionar os arquivos e posicioná-los no local desejado.
Instalação:
O programa possui versões para Ubuntu e Fedora e pode ser encontrado no seguinte link:
http://www.openshotvideo.com/2008/04/download.html
Basta escolher o processador (32 ou 64 bits) e o sistema operacional.
O programa encontra-se nos repositórios do Ubuntu Lucid Lynx, podendo ser instalado através do apt-get / synaptic através do seguinte comando:
$ sudo apt-get install openshotHá ainda a possibilidade de se instalar o OpenShot através do source. Basta baixar o arquivo (tar.gz) no link acima, descompactar, acessar a pasta criada e, no terminal, usar o seguinte comando (logado como root):
# python setup.py installVale lembrar que as seguintes dependências são necessárias:
- python
- gtk
- pygtk
- goocanvas
- MTL Framework
Criei um pequeno vídeo mostrando alguns dos recursos do programa. Confiram abaixo (foi editado no próprio OpenShot):
Referencia: http://www.openshotvideo.comhttp://linuxnanet.com/2010/07/openshot-editando-videos-no-linux.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário